Não é ABRACADABRA

By luisamendes

ABRACADABRA

ABRACADABR

ABRACADAB

ABRACAD

ABRAC

ABRA

ABR

AB

A

Esta fórmula foi utilizada durante toda a idade média tal como amuletos, talismãs e pentáculos. Desenhada como um funil, correndo enviesadas da parte alta alargada para a parte baixa que se estreita, formam as linhas de força de um poderoso turbilhão. Acreditava-se que quando utilizada, colocava o homem em harmonia com as leis misteriosas que regem o mundo, e em relação com poderes superiores.

Hoje, o que coloca o homem em um solo fértil e conectado com essas diversas leis, são as articulações que fazemos, com nós mesmos e com o outro.

A articulação é um dos símbolos da comunicação, o caminho através do qual a vida se manifesta e passa. Dicionário de símbolos

Se pensarmos pelo prisma do Fio de Prumo, importante elemento da maçonaria, que na maioria das vezes é designado pela palavra perpendicular, esta articulação é a flexível representação da verticalidade.

Pensando no contexto dos vestíveis, ando muito encantada com as “novas” possibilidades da verticalidade, ou diria, ascensão de novas técnicas de se fazer roupas e acessórios: uso de  impressora 3d que imprime desenvolvimentos em TPU.

TPU é um Poliuretano Termoplástico que apresenta em suas propriedades: elasticidade, transparência e resistência à óleos, graxas e abrasão.  É o material utilizado na composição de tacos de golfe.

Já na indústria da Moda, o TPU não é tão novo assim. Na coleção Blindados de Luiza, verão 2011 da marca Luiza Barcelos, saltos foram feitos utilizando este material. Só não foram produzidos por meio de uma impressora 3d, o que hoje seria possível. Processo que vivenciei de perto, pois neste momento eu era assistente de estilo da marca.

O que percorremos e produzimos não é direcionado por nenhum ABRACADABRA, e sim por pesquisas, testes e o constante exercício da escuta, pois às vezes a matéria prima está ao nosso alcance e não enxergamos.

Sobre a impressora 3d, não acredito que esta tecnologia vá eliminar o fazer manual.  A preciosidade e enredos narrados pela mão de uma costureira é particular à este ofício. Ao mesmo tempo que novas possibilidades podem se somar aos nossos costumes.

De todo modo, leio o caminhar em conjunto dos designers e cientistas, como o conceito do Fio de Prumo: a soma de sentidos que permite agir em função de realidades às vezes invisíveis para um só.

Beijos,

Luisa Mendes

 

Comente!

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *